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Projeto pedagógico: uma alternativa de gestão da Educação Fiscal na escola

30/12/2009
 


 

O projeto pedagógico vem tomando corpo no discurso oficial das instituições de ensino, com destaque na legislação educacional (LDBEN nº 9394/96, artigo 12, inciso I). Baffi (2002) afirma que vivemos na época da 'cultura do projeto', da qual a atitude intencional e sistemática de solucionar problemas e construir conhecimento é a principal característica. Entendemos, portanto, que o projeto pedagógico é um instrumento possível de ação e transformação da realidade.

 

É de fundamental importância considerar a realidade da comunidade local e as reais condições da escola, bem como as causas de seus sucessos e insucessos, a fim de que se torne possível propor alternativas coletivas e trabalho conjunto.

 

O Projeto Pedagógico da escola, comumente conhecido como Projeto Político-Pedagógico (PPP), é um instrumento de formalização das intenções e planejamentos da escola.

 

Para ser efetivo e factível, deve ser construído e vivenciado por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. É uma ação intencional e um compromisso definido coletivamente que se relaciona em duas dimensões: a política, porque articula o compromisso sócio-político aos interesses da comunidade e a pedagógica, pois reside na possibilidade de se efetivar a ação educativa que norteará a formação do cidadão.

 

Ambas as dimensões relacionam-se e determinam-se mutuamente. Nesse sentido, a construção do PPP é um processo permanente de reflexão e discussão de problemas escolares, na busca de alternativas viáveis a efetivação de sua intencionalidade. Esse debate, promovido pelo encontro coletivo dos profissionais com a comunidade, propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar em busca de garantir a cada integrante, o exercício da cidadania.

 

Esse projeto perpassa por dois níveis de ação: a escola como um todo e a sala de aula (compreendida para além dos muros da escola), como um amplo espaço de ação social.

 

Para construir o seu PPP, a escola deve exercitar o trabalho coletivo e ter autonomia de definir seus interesses e estratégias de ação educacional. Ou seja, se basear em referenciais conceituais e estar compromissada em solucionar problemas educativos e de ensino.

 

A abordagem do PPP fundamenta-se em alguns princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita: 'igualdade' de condições para acesso e permanência na escola; 'qualidade' de ensino para todos; 'gestão democrática', que inclui a ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas; 'autonomia' de atuação; e, a valorização do magistério' que objetiva a formação inicial, a formação continuada, melhores condições de trabalho e remuneração decente.

 

Portanto, o PPP deve ser marcado por algumas características:

 

a) Deve ser discutido e definido pelo maior número possível de pessoas envolvidas na escola, tanto profissionais como comunidade;

b) Exprimir os objetivos, finalidades, estratégias de ensino, temas priorizados, cronograma e responsabilidades pelas atividades propostas e prever um processo avaliativo dele mesmo como resultado do pensar coletivo da escola;

c) Ser avaliado e reformulado sistematicamente, quando isso se fizer necessário.

Para a Educação Fiscal, o PPP do estabelecimento de ensino representa uma importante estratégia de inserção na escola, uma vez que configura uma possibilidade de gestão compartilhada e assumida por todos nela envolvidos, pois favorece que o Programa seja compreendido, assumido e faça parte das iniciativas da escola como um tema norteador de suas ações.

Em destaque, clique aqui  para conhecer um dos Projetos Pedagogicos que serão implantados em Mato Grosso.



 
 
 

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